ESCOLA AMOR DIVINO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.
Maria
Betânia F. de Assunção Ramos.
Rosy
Maria de Oliveira Rocha.
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
AMOR DIVINO ESTUDANDO A
ÁGUA.
RECIFE,
2012
Maria
Betânia F. de Assunção Ramos.
Rosy
Maria de Oliveira Rocha.
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
AMOR DIVINO ESTUDANDO A
ÁGUA.
Plano
apresentado à equipe gestora Selma Branes, Graça Góes e Wilma Kátia, como parte
integrante do projeto de intervenção numa ação multidisciplinar na Escola Amor
Divino.
RECIFE,
2012.
SUMÁRIO
1.Apresentação/Introdução.................................................................................
2.Justificativa....................................................................................................................
3.Fundamentação
e formulação do problema...........................................................
4.
Objetivos
4.1.
Objetivo geral
4.2
.Objetivos específicos...............................................................................................
5.
Referencial teórico
.......................................................................................
6.Metodologia...................................................................................................................
7.Cronograma..................................................................................................................
8.Conclusão..........................................................................................................
9.
Referências..................................................................................................................
1.APRESENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO.
A
água pode ser utilizada de diversas maneiras. Como é uma substância
indispensável para a vida, seus usos principais são para a sobrevivência das
populações\humanas e o equilíbrio dos ecossistemas, incluindo-se aí todas as
plantas, animais e micro-organismos.
A
lei nº 9.433 de 1997, chamada de Lei das águas, estabelece que a gestão dos
recursos hídricos deve proporcionar os usos múltiplos da água em bacias
hidrográficas brasileiras. Pela Lei brasileira, o consumo humano e pelos
animais são considerados prioritários, em caso de escassez de água.
Um
grave problema no Brasil é a grande perda de água na rede, da ordem de 40%
causada pela falta de manutenção das tubulações e pela prática criminosa de
roubo de água, os chamados “gatos”, isto gera desperdício e compromete a
qualidade da água que chega ao consumidor.
Além
disso, com o aumento do consumo, novas fontes de água devem ser utilizadas
aumentando os impactos ambientais e os custos para o consumidor que paga suas
contas.
O
Dia Mundial da Água foi criado pela ONU
(Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Este dia é
destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante
bem natural.
2.JUSTIFICATIVA
Este
projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da
comunidade escolar em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas
múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para
a história dos povos.
O trabalho com o tema “Planeta água” que se
propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve
inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de
água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma
grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam
ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, tais
com: consumo, desperdício, reciclagem e preservação assumindo de forma
independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e
conservação.
3.OBJETIVOS
3.1.
Objetivo geral
Provocar
reflexões a respeito do uso racional da água, ajudando os alunos a descobrirem
que os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando
com a poluição e a falta de água é consequência do uso inadequado deste bem
precioso.
3.2
.Objetivos específicos
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, e na medida do possível ser reaproveitada.
5.
REFERENCIAL TEÓRICO
A
pesquisa bibliográfica está baseada nos seguintes autores:
AMARAL et al., 2003; CAMILOTTI;
GONÇALVES, 2003; ROCHA et al., 2006; SÁ et al., 2005; SANTOS;
COHEN; CYNAMON, 2005; VALADARES, 2000.
“Sabemos
que não bastam campanhas educativas para nos levar a uma retomada mais
frutífera do sistema motor, conduzida por uma reflexão cada vez mais
indispensável”. Além do desenvolvimento de pesquisas que busquem melhorar a
eficiência da qualidade da água de consumo, deve-se pensar como as pessoas
podem alcançar conhecimentos que lhes possibilitem uma melhor qualidade de
vida, pois, como salienta Valadares (2000, p. 95) “vivemos, entretanto, em um
mundo onde as pessoas estão cada vez mais despercebidas”. Para o exercício de
cidadania também se faz necessário o acesso à informação, pois o direito é
legalmente garantido, porém não conhecido e exercido pela população.
6.METODOLOGIA.
Será
empregado o método da investigação, tentativa de conscientização e reflexão.
6.1
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OPERACIONAIS.
A
metodologia deste trabalho constará de 3 momentos distintos:
6.1.1 Levantamento dos fundamentos teóricos sobre
tipos de água, tratamento e uso racional: neste momento alguns importantes
conceitos e descobertas de
personalidades envolvidas foram abordadas.
6.1.2 Realizar-se-á palestras, projeção de filmes,
experimentos e jogos tendo a água como tema.
6.1.3
Caminhada pelas ruas do Jardim Jordão para levar a mensagem para
Comunidade.
7. CRONOGRAMA.
O
projeto será desenvolvido num período de um mês, tendo início no dia 20/02/2011,
trabalhando o tema em sala de aula durante este período e tendo sua culminância
na semana comemorativa do Dia Mundial da Água com palestras e experiências.
ETAPAS PREVISTAS:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Os professores poderão distribuir os trabalhos de pesquisas;
2ª Etapa: trabalhar em sala de aula o material pesquisado sobre o tema proposto pelo projeto conforme disciplina e professor responsável.
3ª Etapa: cada equipe poderá confeccionar seu material trabalhado de acordo com a metodologia do professor responsável;
4ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
5ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
ETAPAS PREVISTAS:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Os professores poderão distribuir os trabalhos de pesquisas;
2ª Etapa: trabalhar em sala de aula o material pesquisado sobre o tema proposto pelo projeto conforme disciplina e professor responsável.
3ª Etapa: cada equipe poderá confeccionar seu material trabalhado de acordo com a metodologia do professor responsável;
4ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
5ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
8.AVALIAÇÃO.
Deverá
ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das
discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá
avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma
individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica
e construtiva.
9.CONCLUSÃO
Todos
nós precisamos tentar construir a consciência da preservação e cuidado com a
água.
É uma tarefa nossa, como educadores,
transmitir para nosso alunado, bem como, para comunidade na qual nossa Escola
está inserida, essa importante compreensão do uso racional da água.
É
claro que a ONU teve muitos motivos para alertar o mundo deste cuidado. Devemos
estar conscientes de nossas ações junto a Natureza para não prejudicá-la, pois
fazendo isto estamos acabando com nós mesmos.
Espera-se que ao término do projeto nossos
alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como
para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando
para seu meio social todos esses aprendizados.
10.
REFERÊNCIAS
AMARAL
et al., 2003; CAMILOTTI; GONÇALVES, 2003; ROCHA et al., 2006; SÁ et
al., 2005; SANTOS; COHEN; CYNAMON, 2005; VALADARES, 2000.
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